História

O Núcleo Junguiano de Florianópolis – NJF, iniciou suas atividades como Grupo de Estudos de Psicologia Analítica, fundado por Rosanne Sabbag, psicóloga e membro analista da SBPA e IAAP e Suzana Joffily Cruz, yogaterapeuta e psicóloga com formação pelo Centro de Estudos de Psicanálise e Técnicas Reichianas, em meados de 2010. Em 08 de agosto de 2014, ainda coordenado por Rosanne Sabbag, formalizou-se como Grupo de Estudos de Psicologia Analítica de Santa Catarina.

A partir de março de 2015 o grupo ganhou novos membros colaboradores e, em agosto desse ano, foi fundado o Núcleo Junguiano de Florianópolis, congregando estudantes e profissionais de Psicologia, da psiquiatria e profissionais de áreas afins, interessados no estudo da psicologia junguiana, em sua abordagem teórico-científica e em suas técnicas expressivas.

Nosso Núcleo Junguiano, desde o princípio, teve como principal finalidade tornar mais acessível o estudo e o trabalho de autoconhecimento a partir da perspectiva junguiana.  Afinal, processo de individuação não é um caminho solitário, se faz na troca e no respeito à diversidade, buscando compensar as desigualdades sociais. O Núcleo sempre buscou ser essa fogueira inclusiva, em torno da qual nos reunimos durante anos, para melhor olhar o mundo e a nós mesmos. Ponto de encontro para a união e fortalecimento mútuo. Através do olhar afetivo dos participantes dessa imensa roda, que iniciou com generosos professores nos estendendo a mão, fomos nos tornando também parte desse trabalho humanizador, de estudo e de cuidado com o outro. Hoje, o movimento junguiano em Florianópolis, e em nossa região, está se difundindo a largos passos. O acervo de nossos cursos, palestras e encontros é significativo. O trabalho clínico ganhou corpo e hoje é reconhecido como uma linha ativa e respeitada dentre as práticas psicoterápicas disponíveis. Nossas próprias demandas por mais conhecimento e especialização também seguem, em vertiginosa espiral.

Os tempos, entretanto, mudaram drasticamente. O espaço concreto, se tornou virtual. Para seguirmos com o fogo crepitando, precisamos nos reinventar. Contratamos equipe especializada para navegarmos nessas complexas águas do mundo online. Contamos com a ajuda de um de nossos membros mais antigos, Caio Félix, com sua orientação e indicações preciosas do meio do design gráfico e das artes visuais. Cortamos pela metade o investimento feito pelos participantes dos seminários e do grupo de leituras. Nos engajamos em lives, palestras, para seguirmos como um farol aceso em meio aos tempos de turbulenta transformação e impacto na estrutura social e econômica não somente regional, mas mundial. Investimos em nova estrutura técnica e, assim pensando, exatamente em compatibilizar nossos investimentos em estrutura, com a manutenção de nosso espírito de grupo, propusemos uma renovação total em nossa forma de organização. Os Membros Clínicos assumiram um papel central na ocupação e coordenação desse novo planejamento de atividades, visando oferecer ainda maior acesso ao atendimento em abordagem junguiana. Os cursos e os eventos externos estão acessíveis por valor ainda menor, realizados em plataforma online, gravados, editados e disponibilizados pelo nosso Canal no Youtube. Lives e entrevistas acontecem no nosso Instagram: @nucleojunguianoflorianopolis. Material teórico e vídeos são disponibilizados através do nosso Telegram. Assim como as atualizações e pequenos artigos são publicados no Facebook do Núcleo Junguiano de Florianópolis. 

 

O NJF segue em seu intuito de servir como referência para os buscadores da abordagem junguiana em nossa região, e visa oferecer um serviço alinhado às políticas de acesso à saúde mental para a coletividade. Preparando-se, paulatinamente, para tornar mais abrangente seu espectro de trocas e intercâmbios.

A vocação didática do NJF, antes mais evidente através do oferecimento dos diversos grupos de leitura e de estudos para introdução ao pensamento e à obra de C.G.Jung, cursos, seminários e palestras, atualmente dá maior espaço para sua vocação clínica. Priorizando em fornecer apoio e supervisão ao seu corpo de Membros Clínicos, ativos na prática da psicoterapia de abordagem junguiana. O integrar-se aos meios virtuais de comunicação, possibilitou que profissionais de outros estados e de outros países se unissem ao Núcleo, enriquecendo seu corpo docente e seu corpo de supervisores clínicos. Atualmente, o NJF conta com um Corpo de Supervisores Clínicos oficiais, onde se somaram aos antigos supervisores, Gloria Lotfi(RJ), Ignez de Carvalho Hartmann(Alemanha) e Rosanne Sabbag(SC), Maria Helena R Mandacaru Guerra(SP) e Roberto Rosas Fernandes(SP).  

O Núcleo Junguiano de Florianópolis (NJF) atualmente conta com o apoio do Núcleo de Psicodinâmica Junguiana e Psicologia Analítica Integrativa, vinculado à Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica(SBPA-SP), de membros da SBPA-SP e da SBPA-RJ e de outros filiados à International Association for Analytical Psychology (IAAP- Zurick) e do Espaço Carlos Byington de Psicologia Simbólica Junguiana.

 

É deste Núcleo a iniciativa do PROGRAMA SEMEANDO CLÍNICA, um projeto de Promoção e Difusão do Saber Empírico em Psicologia através de RODAS DE PRÁTICAS PSICOTERÁPICAS. As Rodas Junguianas, previstas como atividade anual, aconteceram em três edições, nos anos de 2015, 2016 e 2017. Nos anos de 2016, 2017 e 2018, os professores Carlos Byington e Maria Helena Guerra vieram a FLorianópolis, semestralmente, para ministrar curso de Psicologia Simbólica Junguiana. No ano de 2020, o NJF promove o Ciclo de ARTE & PSICOLOGIA, (re)-EXISTIRMOS, trazendo palestras e Cirandas de conversa com profissionais de outras áreas. 

  • YouTube
  • Instagram
  • 1439325105_facebook_circle_color.png

Rua Vitor Konder, 125 - sala 105. Centro - Florianópolis - Santa Catarina SC

© 2015 Todos os Direitos Reservados - NJF