(Re)EXISTIRMOS, A QUE SERÁ QUE SE
DESTINA? CICLO DE ARTE & PSICOLOGIA Palestras e Ciranda de conversas

PROGRAMAÇÃO DO SEGUNDO SEMESTRE 2020

Um convite para você participar de discussões sobre o que há de mais atual em psicologia. Durante todo o segundo semestre de 2020, o NJF promoverá um ciclo dedicado às artes. Cada mês trará um convidado especial para palestrar inspirado, inicialmente, em uma destas musas: música, teatro, cinema e literatura.

A arte será nosso fio condutor, o “fio de Ariadne” para explorarmos os labirintos da psique. Questões do nosso Zeitgeist, conflitos do homem pós e in-pandemia serão debatidos. Artistas, psicólogos, especialistas nos temas, estarão à disposição do público para dialogar sobre caminhos e orientações, em encontros on-line, onde sua participação é imprescindível.

Agosto abrirá como o mês da Música, com a palestra, dia 14/08, do eminente analista, um dos maiores estudiosos sobre o ‘Narcisismo’ na atualidade, sob a ótica da Psicologia Analítica Integrativa, Roberto Rosas Fernandes, falando sobre “Individuação na obra de Raul Seixas”.

Em setembro teremos o mês do Teatro, trazendo o psiquiatra e diretor de teatro Paulo José Moraes, autor do recente livro “O revolucionário do tesão: a incrível história do psiquiatra e escritor Roberto Freire, o Bigode”. Sua instigante palestra: “É o amor e não a vida o contrário da morte. Precisamos distinguir entre estar vivo e morrer”, será no dia 11/09.

No mês de outubro, uma homenagem ao Cinema, com a palestra da psicóloga e coordenadora do Espaço Carlos Byington de Psicologia Simbólica Junguiana, Maria​ Helena Mandacaru Guerra, dia 16/10. O tema será “Preciosa - Cinema e Violência”.

No mês de novembro, tendo a Literatura como musa inspiradora, receberemos o psicanalista carioca e poeta José Guedes para palestrar no dia 13/11. Sua fala “Hamlet e a Clínica dos Afetos”, nos brindará com as reflexões de um psicanalista de inspiração

winnicottiana de larga experiência.

“(re)EXISTIRMOS, A QUE SERÁ QUE SE DESTINA? CICLO de ARTE & PSICOLOGIA” é uma promoção do Núcleo Junguiano de Florianópolis e do Programa Semeando Clínica, que integra profissionais de diferentes correntes da Psicologia. Apoiados pelo Espaço Carlos Byington de Psicologia Simbólica Junguiana e pelo Núcleo de Psicodinâmica Junguiana e de Introdução à Psicologia Analítica Integrativa, da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica – SP.

O Ciclo engloba uma série de quatro palestras, coordenadas por Rosanne Sabbag, trazendo profissionais de renome para pensar a arte como ponte entre a psicologia e temas pungentes da atualidade. Também acontecerão quatro Cirandas de Conversa, onde a arte será o elemento de mobilização para se falar do tema da violência no âmbito da natureza, da diversidade religiosa, da diversidade de cor e da diversidade de gênero. Convidados especiais participarão dessas rodas de conversa, com a mediação de Laís Paiva.

PALESTRANTES:

ROBERTO ROSAS FERNANDES

é psicólogo clínico e mestre e doutor em ciências da religião pela PUC-SP, com pós-doutorado em psicologia pela USP. É analista junguiano pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA), onde coordena o Núcleo de Psicodinâmica e Introdução à Psicologia Analítica Integrativa, e também é professor de pós-graduação do Instituto Freedom. É autor de Abismos Narcísicos (ed. Appris), Narcisismo e Espiritualidade (ed. Escuta) e A Psicologia Profunda no Novo Testamento (ed. Vetor).

PAULO JOSÉ MORAES

é médico psiquiatra, terapeuta atuando na linha do Psicodrama, diretor teatral, jornalista e escritor. Entre outras, dirigiu a montagem de “Cleo e Daniel”, de Roberto Freire, montada com a Companhia Dramática Formicida Avec Cachaça, em cartaz por dois anos, e aclamada com mais de 30 prêmios, “Tapera Tapejara Caboré”, sobre a Tropicália, e “As meninas”, texto adaptado do livro de Lygia Fagundes Telles, por Adelia Maria Nicolete, indicada a Apetesp. Trabalhou na TV Mulher, na Rede Globo, e no jornal Folha de São Paulo. É autor do livro “Um psiquiatra neste bando de loucos” (2011) e do recente “O revolucionário do tesão: a incrível história do psiquiatra e escritor Roberto Freire, o Bigode”(2020).

MARIA HELENA R. MANDACARU GUERRA

é psicóloga, psicoterapeuta junguiana formada pela PUC-SP, Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP. Professora de Psicologia Analítica no curso de especialização em Psicologia Analítica e Abordagem Corporal, no Instituto Sedes Sapientiae, desde 1982. Coeditora da Revista Jung & Corpo, de 2001 a 2018. Coordenadora e professora do curso de Formação em Psicologia Simbólica Junguiana, no Espaço Carlos Byington. Revisora dos livros Inveja criativa (2002), A construção amorosa do saber (2004), Psicologia simbólica junguiana(2008),A viagem do Ser em busca da eternidade e do infinito (2013) e Psicopatologia Simbólica Junguiana (2017), todos de Carlos Byington. Autora de vários artigos e de O Livro Vermelho – o drama de amor de C. G. Jung, ed. Linear B, 2011.

JOSÉ GUEDES

é psicanalista, membro efetivo e ex-coordenador geral do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro(CPRJ), filiado à Federação Internacional de Sociedades Psicanalíticas- IFPS. Membro da equipe de acompanhamento psiquiátrico do Hospital Pedro Ernesto – UERJ. Professor em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Santa Úrsula-RJ. Membro da OLAC – Oficina Literária Afrânio Coutinho. Coordenou os encontros de poetas “Jogando Conversa Dentro”. Fundador e diretor da Revista “Cadernos de Psicanálise – CPRJ”. Editor do Jornal Gradiva e criador da coluna “O canto do conto”. Autor e colaborador em diversos artigos e livros, como Psicanálise de Brasileiro, ed. Taurus(1997), A Estética Alimentar no Desenvolvimento Humano, Triângulo Gráfica e Editora, Ltda(2016). E dos livros de poesia: “Atrevimentos”, “Gestos Espontâneos: poemas e outros rabiscos”, e “Espaço Potencial: Poemas e outros rabiscos”(inédito). Coordenou os encontros de poetas “Jogando Conversa Dentro”.

  • Inscrição via WhatsApp
  • Instagram
  • 1439325105_facebook_circle_color.png

Rua Vitor Konder, 125 - sala 105. Centro - Florianópolis - Santa Catarina SC

© 2015 Todos os Direitos Reservados - NJF