top of page

Cargos da Diretoria do Núcleo Junguiano de Florianópolis

Diretora - Rosanne Sabbag

Vice Diretora - Glória Lotfi 

Secretaria I - Rosimeire Reis Bento  

Secretaria II - Cricieli Zanesco 

Tesouraria I - Maria Margarida Barbosa Sampaio 

Tesouraria II - Marília Rocha Palomo

Conselho Fiscal - Fernanda Duarte da Luz

Conselho Fiscal - Mara Rubia Almeida

Conselho Fiscal - Suzana Joffily Cruz

Gestão 2021 - 2023

Premissas filosóficas

Democratização dos saberes necessários à introdução na psicologia profunda, criando formas de dar acesso às pessoas interessadas profissional ou pessoalmente nos conhecimentos sobre a psicologia junguiana. Caminhamos nessa ponte entre a arte, a cultura e os estudos da psique simbólica, arquetípica e plural. Prezando a liberdade de não sermos instituição formal, priorizamos ampliar o acesso às pessoas com menor poder aquisitivo, fazendo da psicologia uma ciência a serviço da comunidade em geral.

Como centro de estudos, O NJF forma uma comunidade, com um objetivo definido e regida por leis naturais, implícitas numa hierarquia determinada por valores internos, individuais, que dão origem a lideranças emergenciais. Daí sua configuração de organograma circular, que busca escapar da forma piramidal, para expressar sua natureza dinâmica, onde os elementos de liderança se intercambiam de acordo com as mudanças exigidas pelos diferentes movimentos funcionais. Sua característica é a predominância da condição de solidariedade, na qual trabalhar é servir, servir é beneficiar e beneficiar é exercer, realizar e estimular potenciais naturais.

O NJF busca evitar os modelos das instituições engendradas pelo poder e para o poder, afirmando a necessidade do respeito às hierarquias naturais e suas prioridades. Mantendo esta consciência ativa sobre as leis inventadas, artificiais e até arbitrárias, que anulam e castram o mais precioso elemento existente em nossa forma natural. (GANGEMI, G) O NJF busca uma organização mínima para a manutenção das condições ambienciais que visam o exercício sustentável do estudo e da pesquisa. 

Integração e integridade só se tornam possíveis através da complementariedade, da conjugação dos opostos.

O NJF tem, assim, acima das diferenciações das funções exercidas, uma só categoria de membros: alumni.

Uma qualidade requerida: integridade.

Dinâmica operante: compartilhamento.

Finalidade: estudo, pesquisa, ensino e divulgação dos conhecimentos científicos relativos aos fundamentos da psicologia profunda. Visamos, preferencialmente, o aprofundamento científico ligado à obra de C.G.Jung e de autores e teóricos pós-junguianos que tratam da psique arquetípica, simbólica, dinâmica e integrativa. Ampliando as vias de autoconhecimento e do trabalho expressivo.

Instrumento para conseguir esta finalidade: informar (que substitui a onipotente pretensão de “formar”, pois o indivíduo se “forma” na família e se “informa” no social).

Ainda que divergências existam entre teóricos e suas teorias, a psicologia não pode seguir alimentando uma competição discriminatória entre raiz e fruto. O desconhecimento e a negação das raízes junguianas tem tornado cada vez mais fracos os ramos da árvore da ciência psicológica. Recuperar essa força orgânica e vigor científico é nossa meta maior.

 

 

bottom of page